Centro de Atendimento ao Turista em Fortaleza

Bem-Vindo: Informações sobre a cultura, história, gastronomia e turismo na cidade de Fortaleza.

Porta de entrada do Nordeste brasileiro a cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará e 5ª maior do País, é a capital brasileira mais próxima da Europa (5.608 km de Lisboa, em Portugal ) e está a apenas 5.566 km de Miami (Estados Unidos). Sua posição geográfica estratégica fez com que despontasse como principal ponto de transferência (entrada e saída) de dados de alto tráfego de informação do Brasil para os demais quatro continentes.lóricas, suas raízes estão sempre traduzidas em sua essência artística e preservadas como importante patrimônio.

Marco Zero da cidade de FortalezaA cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará e 5ª maior do País, é a capital brasileira mais próxima da Europa (5.608 km de Lisboa, em Portugal ) e está a apenas 5.566 km de Miami (Estados Unidos). Sua posição geográfica estratégica fez com que despontasse como principal ponto de transferência (entrada e saída) de dados de alto tráfego de informação do Brasil para os demais quatro continentes.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – 2010 (IDHM 2010) é de 0,732, o que coloca a Região Metropolitana de Fortaleza na 17ª colocação do ranking do IDH das metrópoles do país. Este índice situa o município na faixa de Desenvolvimento Humano Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799).

Os índices que mais contribuíram para o IDH elevado do município foram os da Longevidade, com índice de 0,814, seguido de Renda, com índice de 0,716, e de Educação, com índice de 0,672.

Fortaleza está dividida administrativamente em sete Secretarias Executivas Regionais, que vão de I a VI mais a Regional do Centro (Cercefor). Essas regionais abrigam atualmente 119 bairros em cinco distritos que, historicamente, eram vilas isoladas ou mesmo municípios antigos que foram incorporados à capital em decorrência da expansão dos limites do município. Foi o que aconteceu com antigos municípios de Parangaba e Messejana. Desde 1997 a administração executiva da Prefeitura de Fortaleza está dividida em Regionais. Milhares de turistas vistam Fortaleza todos os anos.

Centros de Atendimento ao Turista (CATs)

São espaços direcionados para esclarecimento de informações sobre a cidade aos turistas. No local, é possível adquirir mapas. Em todas as unidades, há atendimento bilíngue.

Confira onde encontrar um CAT:

Casa do Turista (Beira Mar)

Localização: Avenida Beira Mar – Próximo ao Anfiteatro Flávio Ponte
Telefone: +55 (85) 3105-2670
Horário de funcionamento: segunda à domingo, de 8h às 21h

Casa do Turista (Mercado Central)

Localização: Rua Alberto Nepomuceno, 199
Telefone: +55 (85) 3105-1475
Horário de funcionamento: segunda à sexta, de 8h às 18h, aos sábados de 8h às 14h e domingo de 8h às 13h

Casa do Turista (Praça do Ferreira)

Localização: Praça do Ferreira
Telefone: +55 (85) 3105-1444
Horário de funcionamento: segunda à sexta, de 8h às 18h, e sábados 8h às 14h horas

Posto de Informação do Aeroporto Pinto Martins Serrinha

Localização: Avenida Carlos Jereissati, 3000
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 21h

Posto de Informação Móvel – Praia de Iracema

Localização: Avenida Beira Mar – Próximo a Caixa D’água dos Peixinhos
Horário de funcionamento: segunda à domingo, de 8h às 21h

Posto de Informação Móvel – Beira Mar II Meireles

Localização: Avenida Beira Mar – Próximo ao Espigão da Rui Barbosa
Horário de Funcionamento: segunda àdomingo, de 8h às 21h