Prefeitura de Fortaleza entrega 333 cadeiras de rodas para pessoas com deficiência

A ação, que foi uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência de Fortaleza (Copedef), pretende acabar com a fila de espera pelas cadeiras de rodas. “Há sete anos que não havia entrega e estávamos com uma demanda muito grande,” afirmou Emerson Damasceno, titular da Copedef. Cada equipamento custa, em média, R$ 700 e deve ser trocado a cada dois anos.

O prefeito Roberto Cláudio e a primeira-dama Carol Bezerra entregam, na última sexta-feira (23/02), 333 cadeiras de rodas para pessoas com deficiência. A solenidade aconteceu no Ginásio Paulo Sarasate, ás 14h. Também participaram a secretária da Saúde, Joana Maciel, o secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Elpídio Nogueira, além do titular da Coordenadoria de Pessoas com Deficiência, Emerson Damasceno.

Para o prefeito Roberto Cláudio (PDT), a Capital precisa entender o conceito de acessibilidade. “As principais cidades do mundo já incorporaram isso como um conceito básico, e percebem que as pessoas são diferentes, com necessidades diferentes. Cadeira de rodas é um direito básico para que essas pessoas possam se locomover na cidade, ter um lazer, estudar ou trabalhar,” afirmou.

Fortaleza pela inclusão

Os equipamentos, adquiridos por meio da iniciativa “Fortaleza pela Inclusão”, contemplam a necessidade de cada paciente e representam, acima de tudo, uma melhoria na qualidade de vida dessas pessoas. “Nosso propósito é elevar a autoestima e assegurar o direito de ir e vir daquelas pessoas com mobilidade reduzida. É integrar as pessoas com deficiência nas nossas ações, oferecendo, cada vez mais, benefícios para que se sintam protegidas, olhadas e cuidadas pelo poder público”, ressalta o secretário Elpídio Nogueira.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem intensificado os cadastros para as pessoas que necessitam de alguma modalidade de cadeiras de rodas. Estão previstas ainda a entrega de mais 400 cadeiras nos próximos meses. Em setembro de 2017, foram entregues 363 cadeiras, o que totaliza ao final do processo 1.096 pessoas beneficiadas. A política com foco na acessibilidade, desenvolvida pela Prefeitura de Fortaleza, é composta por estratégias plurais.

“Dentro dessa política, lançaremos, em breve, um Núcleo de Desenvolvimento Infantil focado nas pessoas com deficiência, seja física ou cognitiva. Além da entrega das cadeiras de rodas e da adaptação infraestrutural dos nossos equipamentos de saúde, esta é mais uma ação para tornar a pessoa com deficiência de Fortaleza cada vez mais incluída e participante da nossa sociedade”, pontuou a secretária da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel.

Como ter acesso ao benefício das cadeiras de rodas?

Para ter acesso ao benefício das cadeiras de rodas, o usuário precisa primeiramente comparecer ao posto de saúde, mais próximo de sua residência, para o agendamento de uma consulta com médico da sua equipe. Este promoverá o acompanhamento, como também realizará os encaminhamentos necessários. Aos pacientes acamados e acometidos por Acidente Vascular Cerebral, entre outras patologias, será feita uma visita pelo médico de saúde da família, que poderá auxiliar no pedido para o benefício. A próxima entrega de cadeiras de rodas está prevista para ocorrer em abril.